CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS E OPERAÇÃO:
- O ar comprimido, após passar pelo processo de produção, tratamento e distribuição, deve sofrer um condicionamento finalantes de ser usado: filtragem, regulagem de pressão e introdução de uma certa quantia de óleo para a lubrificação de todas as partes mecânicas dos componentes pneumáticos.
- A utilização de uma unidade de serviço é indispensável em qualquer sistema pneumático. Esta unidade de serviço é composta de filtro, válvula reguladora de pressão, lubrificador e manômetro; são chamados de Unidade de Preparação de Ar Comprimido, ou simplesmente Conjunto Lubrifil.
- São dispositivos indispensáveis para o correto funcionamento dos equipamentos pneumáticos e aumento da vida útil de seus componentes.
- São instalados nas linhas de alimentação dos circuitos, tornando o ar comprimido livre de umidade e impurezas, com a pressão necessária regulada, e lubrificada conforme a necessidade de cada equipamento para a otimização do seu funcionamento.
- As unidades de preparação para ar comprimido são constituídas basicamente de filtros, reguladores de pressão e lubrificadores.
- Filtros: são elementos necessários para a purificação do ar comprimido de partículas sólidas e gotas de umidade. As partículas maiores que 30 micras deverão ser retiradas pelo filtro.
- Reguladores de Pressão: a válvula reguladora de pressão instalada após a filtragem do ar comprimido, evita as pulsações proveniente do compressor de ar e mantém a pressão constante, independente da variação de pressão da alimentação.
REGULAGENS:
- Para se fazer a regulagem da pressão do ar comprimido, deve-se levantar o botão de regulagem e girar para a esquerda ou direita, até chegar na pressão desejável, indicada no manômetro, e após abaixar o botão, para travar o mesmo. A regulagem deve ser feita com o equipamento pneumático acionado, assim quando for trabalhar com o equipamento pneumático a pressão estará aferida corretamente. (para as ferramentas pneumáticas a pressão deve ser colocada em 90 PSI).
- Para a regulagem de gotejamento, deve-se girar o parafuso na cúpula visora do ajuste de lubrificação, esta regulagem é feita com o equipamento pneumático em acionamento. (para as ferramentas pneumáticas é recomendado de 3 a 6 gotas por minuto). Com o equipamento funcionado verificar na cúpula a formação das gotas por minuto que se formam e são pulverizadas para a mangueira.
- A drenagem do condensado que se forma no copo, será automática, quando a pressão na rede de ar é desligada, caso necessite esgotar o copo sem desligar a pressão da rede de ar, deve-se empurrar o dreno para cima, tomando o cuidado, pois o condensado será esgotado com pressão, pois a rede está pressurizada.
- A troca do elemento filtrante deveser realizado sempre que o mesmo estiver com a coloração escura, pois assim não terá mais a eficiência de filtragem e remoção do condensado da rede de ar. Para a troca, deve-se retirar o copo de drenagem e afrouxar manualmente o suporte do elemento filtrante, retirando o mesmo.
- IMPORTANTE: para este procedimento o conjunto lubrifil não deve estar pressurizado, a rede de ar deve estar fechada.
- Os copos dos filtro e lubrificadores, devem ser lavados somente com água e sabão neutro.
- Conexão: 1/4"
- Vazão: 1.230 L/min
- Dreno: Automático
- Elemento filtrante: 30 micra
- Pressão máxima: 150 PSI
- Peso: 0,2 Kg
Filtro de Ar e Regulador ¼" PRO-004 PDR PRO LDR2 - BRASIL AUTOSHOP